Quem somos

cropped-logoA Casa Tamarindo de Arte e Cultura surgiu como uma opção democrática que possibilita a artistas que compartilhem suas obras, experiências e processos nas instalações do espaço.

Realizamos oficinas, cursos e eventos que integram a população com o artista, levando assim sua visão a um grande número de pessoas.

A Casa Tamarindo surgiu em 2016  como uma extensão dos trabalhos da artista Rosane Viegas, para desenvolver sua arte, experiências e sua proposta, não só com o público, mas também com outros artistas, pois considera a arte algo livre, compartilhável, orgânico.

Rosane ViegasRosane Viegas , curadora da Casa Tamarindo, é graduada em Engenharia Civil e trabalha como escultora e gravurista. Na arte, é autodidata e teve como mestres Pedro Fogaça – desenho, aquarelas e modelo vivo (1994/1996) e Marco Rossi (1997/1999) pintura sobre tela.

Começou a modelar em 2002, no ateliê do escultor Israel Kislansky, tendo obras premiadas nos EUA, Itália e Brasil. Em 2011, aprendeu gravura em metal no curso de extensão da ECA e se apaixonou. Pesquisando, lendo, estudando e experimentando, desenvolveu técnicas sustentáveis ​​em gravura em metal, como a eletrogravura (técnica pouco conhecida no Brasil), bem como o desenvolvimento de técnicas em calcogravura, como silk aquatinta e  transparências em gravura.

Estuda e desenvolve monotipias e gravuras sustentáveis ​​em outros materiais. Desenvolveu uma monotipia colorida utilizando como matriz a embalagem Longa Vida de suco ou leite, e outros tipos de matrizes como xilogravura, gravura etc. Atualmente administra a Casa Tamarindo, um estúdio de arte e residência artística em São Paulo/Brasil, onde desenvolve seus estudos em gravura, esculturas e aquarela e ensina todas essas técnicas.

Em 2018 teve um artigo sua técnica publicado na revista americana Cloth Paper Scissors edição de Outono, número 79.

Rosane Viegas nasceu em Belo Horizonte e hoje mora em São Paulo. Participa de mostras de arte no Brasil e em outros países, desde 2000.

Contato: http://www.facebook.com/rosane.viegas

 

Maria Fernanda Portela é graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade fotofernandaCatólica de São Paulo (PUC), com especialização em Gestão Cultural pelo SENAC-SP. Trabalha desde 2013 em museus e instituições culturais como educadora, realizando visitas mediadas para exposições de arte em instituições renomadas, como o Centro Cultural Banco do Brasil, algumas unidades do SESC, no Museu de Arte Brasileira da FAAP, entre outros. Possui amplo conhecimento em arte educação e história da arte, além de se interessar por gestão de eventos e de espaços culturais. Atualmente é parceira de Rosane Viegas na Casa Tamarindo de Arte e Cultura, espaço que funciona tanto como ateliê de artes como um pequeno centro cultural .

Contato: https://www.facebook.com/fernanda.bienhachewski

 

 

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close